Inteligência artificial no mercado de trabalho é tema do encontro Fábrica do Futuro
Inteligência artificial no mercado de trabalho é tema do encontro Fábrica do Futuro

Inteligência artificial no mercado de trabalho é tema do encontro Fábrica do Futuro

27/11/24

Nesta quinta-feira (28/11), a partir das 14h, o Grupo Thathi realiza em Ribeirão Preto o evento “Fábrica do Futuro – IA no mercado de trabalho” com a proposta de sinalizar o que muda no atual cenário profissional diante dos efeitos da Inteligência Artificial. Entre as abordagens do encontro, os palestrantes vão debater como a IA está revolucionando as operações de trabalho e o quanto esse conjunto de tecnologias pode valorizar as diferentes carreiras como advocacia, agronomia, engenharia, arquitetura e mercado imobiliário. O evento acontece no Instituto Seb A Fábrica, que fica na Rua Mariana Junqueira, 33, centro. A participação é aberta, com vagas limitadas. Inscrições pelo aplicativo Sympla.

 

Entre os destaques da programação, o advogado Evandro Grili, sócio e diretor executivo de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, falará sobre a influência da IA no cenário jurídico e como a advocacia está se preparando para lidar com os impactos da automação neste mercado de trabalho. Ele comenta que, embora a inteligência artificial seja um assunto contemporâneo, é um processo que começou há 30 anos, coincidentemente, quando estava iniciando sua atuação na advocacia. “Saímos daquele contexto da máquina de escrever, que foi como comecei a trabalhar, para o uso cada vez mais intenso de computadores, redes e estruturas de bancos de dados até o armazenamento em nuvem. Passamos por toda essa evolução tecnológica, que culmina agora na inteligência artificial”, conta.

 

Para Grili, esse conjunto de tecnologias promoverá automações muito mais complexas, que, “certamente vão trazer mais agilidade, segurança na informação, maior rapidez no processamento de resposta dos clientes, maior capacidade analítica de olhar inúmeras informações”, explica. O advogado desmitifica um questionamento muito comum atualmente: será, de fato, que a inteligência artificial vai roubar vagas de trabalho? Ele responde: “pode ser que isso aconteça, mas ela vai tirar a vaga daquela mão de obra mais braçal, mais operacional, e não da mão de obra que pensa.

 

Então, o profissional que quiser vencer no futuro, precisa fazer a inteligência artificial trabalhar para ele e não deixar que a IA domine o espaço que o profissional ocupa hoje como ser humano”, argumenta. Na opinião dele, a criatividade será uma característica sempre presente no cérebro humano, de maneira inovadora. O advogado ainda alerta: “o profissional que conseguir usar a inteligência artificial para potencializar essas novas habilidades da IA sairá ganhando nesse processo como um todo”, finaliza.

 

Programação completa
Na abertura do evento, às 14h, o público contará com palestra de Fernando Barra, autor do livro “Meu emprego sumiu”. Além dele participam: Gustavo Carvalho como o tema “Evolução profissional em tempos de IA”, às 15h; Young Flow AEAARP com Matheus Magni e João Vieira, às 16h; às 17h o tema é IA na Advocacia com Evandro Grili e o encerramento ficará por conta de Danilo França com reflexões sobre a IA no mercado imobiliário.

 

Serviço
Evento “Fábrica do Futuro – IA no mercado de trabalho”
Data e horário: 28 de novembro (quinta-feira), das 14h às 18h
Local: Instituto Seb – A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Inscrições: Gratuitas pelo Sympla

Artigos
Relacionados