Encontro na Câmara Portuguesa aborda Tributação sobre investimentos no exterior
Encontro na Câmara Portuguesa aborda Tributação sobre investimentos no exterior

Encontro na Câmara Portuguesa aborda Tributação sobre investimentos no exterior

15/08/23

A Câmara Portuguesa e o escritório Brasil Salomão promovem na próxima quinta-feira, 17 de agosto, um encontro em São Paulo com empresários e interessados em conhecer alterações na tributação sobre investimentos no exterior. A programação acontece na sede da Câmara Portuguesa, que fica na Rua Cincinato Braga, 434, Bela Vista, a partir das 9h. O evento é gratuito e conta com vallet no local.

 

Para abordar o tema e apontar orientações efetivas para empresários que projetam negócios em países do exterior e, principalmente em Portugal, onde o escritório jurídico possui duas unidades (uma em Lisboa e outra em Porto), serão realizadas palestras dos sócios de Brasil Salomão: Marcelo Viana Salomão, presidente do escritório e também presidente do LIDE Portugal; Gabriel Magalhães Prata, coordenador da unidade de São Paulo e Fernando Senise, que atua em Portugal há cincos anos coordenando as unidades no país. A moderação do encontro será feita por Maria da Paz Tierno Lopes, presidente do Comitê de Associados da Câmara Portuguesa e sócia do BMA Advogados.

 

Os palestrantes irão discorrer sobre os principais impactos das possíveis mudanças decorrentes da Reforma Tributária e da MP 1.171/2023 e de como ambas poderão atingir eventuais projetos de investimentos fora do país, em especial os destinados a Portugal. Segundo o advogado Marcelo Viana Salomão, o encontro contribuirá para uma análise do atual cenário tributário brasileiro e de como ele poderá ficar se a Reforma for aprovada e a MP convertida em lei, nos termos atuais. “É fundamental a diversificação de investimentos e uma ótima opção neste caminho é investir em Portugal, seja para desfrutar na pessoa física, seja para internacionalizar os negócios no meio empresarial”, aconselha Salomão.

 

Gabriel Prata chama a atenção para o fato de que “dentre os principais pontos da nova legislação, está a instituição de uma espécie de transparência fiscal pela qual o residente no Brasil fica obrigado a recolher imposto de renda sobre lucros de entidades estrangeiras da qual seja controlador”, afirma.

 

Fernando Senise cita a relevância do tema do encontro, que segundo ele, pode ser norteador para pessoas que pretendem investir no exterior, especialmente empresários. “É preciso acompanhar a evolução da Medida Provisória nº 1.171/2023” – que trata exatamente da tributação de investimentos de brasileiros no exterior e que terá grande impacto em planejamentos internacionais, caso se torne lei”, destaca.

 

O evento é gratuito e os interessados podem efetuar inscrição pelo endereço: www.camaraportuguesa.com.br/eventos/

 

Sobre os palestrantes

 

Marcelo Viana Salomão
Sócio-presidente de Brasil Salomão. Presidente LIDE Portugal. Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Coordenador e professor do IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários). Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação. Conselheiro formado pelo IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa).

 

Gabriel Magalhães Borges Prata
Sócio de Brasil Salomão. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É mestre em Direito Tributário pela Queen Mary, Universidade de Londres e mestre em Direito Tributario pela PUC/SP. Professor conferencista do IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários).

Fernando Senise
Sócio de Brasil Salomão. Atua em Portugal. É mestrando em Direito e Prática Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Possui M.B.A. Executivo e LL.M. Direito dos Contratos – ambos no Insper.

Artigos
Relacionados