Brincar aprendendo e aprender brincando. É com esse conceito que o Instituto Almee, de Ribeirão Preto, finaliza seu terceiro ano de atividade, após movimentar um trabalho educacional focado no desenvolvimento socioemocional de adolescentes – a partir do estímulo a competências humanas que podem impulsionar transformações sociais em todos os níveis. Neste ano, o escritório Brasil Salomão e Matthes foi copatrocinador do Instituto. A parceria foi uma iniciativa do Núcleo de Responsabilidade Social Brasil Salomão.
Desde que foi lançado, em 2020, o Almee formou nove turmas, atendendo a 275 meninas e meninos com idade entre 12 e 14 anos, além de duas turmas de formação de professores, com participação de 70 educadores. Até aqui, sete instituições, de três cidades, estabeleceram parcerias com o Instituto: Casa das Mangueiras, Instituto Íris de Luz, Fraterno Auxílio Cristão (FAC Dom Bosco), Obreiros do Bem e Fundação Educandário, em Ribeirão Preto; Escola Estadual Genoveva Pinheiro Vieira Vitta, em São Joaquim da Barra; e Lar Nossa Senhora das Mercês, em Araraquara.
A ideia central desenvolvida visa realizar um trabalho para além dos conteúdos da educação formal. “Nossa meta é contribuir com o desenvolvimento pessoal, que impacta o coletivo. Dentro disso, o recorte na educação socioemocional é fundamental para responder às necessidades dos tempos atuais”, comenta a diretora do Almee, Adriana Bonemer.
A metodologia utilizada a cada encontro convida os alunos a olharem para dentro de si e experimentarem um despertar. “O que fazemos é um ensino da alma, numa construção diária e que não tem fim”, completa Adriana, ressaltando que a grafia do nome, com duas letras “e”, é uma referência ao infinito.
A estrutura de trabalho oferece oficinas gratuitas de três meses de duração, realizadas uma vez por semana (3h horas cada), com atividades presenciais e on-line. A cada formação, as turmas reúnem 25 alunos, que recebem aulas de desenvolvimento de habilidades emocionais, focadas em três pilares: eu comigo, eu com o outro, eu com o mundo. No primeiro, são abordadas as competências do autoconhecimento, pensamento crítico e protagonismo. No segundo, as temáticas são comunicação, empatia e colaboração. E o terceiro trata de sobrevivência, empreendedorismo e sustentabilidade. “É uma metodologia simples, baseada num grande exercício de colaboração, para ensinar os adolescentes a reconhecer sentimentos e a saber pensar. A partir do autoconhecimento e da autoaceitação, eles percebem que podem transformam os ambientes onde estão inseridos. O pouco que fazemos muda muito a atitude, o comportamento e a convivência deles em sociedade”, enfatiza Adriana Bonemer.
Voluntariado parceiro
O Instituto Almee nasceu dentro das empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, com a preocupação de ser um projeto educacional disruptivo e transformador, envolvendo colaboradores de diversas áreas dessas empresas, de forma voluntária. “Tudo é viabilizado por meio de parcerias de voluntariado das empresas apoiadoras. Desde a ideia e a formatação do projeto até às aulas”, pontua Giovanni Stéfano Ramos, coordenador do Almee.
Uma conversa sobre educação e transformação social foi o ponto de partida para o escritório jurídico se tornar o primeiro copatrocinador do projeto. Brasil Salomão e Matthes é investidor de projetos que promovem transformação e a equipe de lá ficou muito motivada a caminhar com a Almee e a observar seus impactos. Essa parceria foi fundamental para realização da última turma de 2023, porque a participação voluntária de diversos profissionais do escritório enriqueceu o conteúdo das oficinas e nos trouxe novas inspirações”, comemora Ramos.
Sem sede física, as atividades presenciais do projeto são realizadas em espaços diversos, como praças, parques, empresas, escolas. Para 2024, os planos do Almee incluem a busca por novas empresas incentivadoras e a ampliação do alcance da proposta entre os adolescentes. Outra meta que está no radar futuro do Instituto é a criação de uma plataforma de formação para professores e educadores que queiram se aprofundar no conceito de ensino da alma, que, inclusive, atende à alteração feita na lei 9.394/96, em 2020, que tornou obrigatória a inclusão de competências socioemocionais na grade curricular do ensino Fundamental e Médio em todas as escolas do país.
As turmas de alunos são formadas por filhos de colaboradores das empresas parceiras e alunos das redes pública e particular. “Essa composição é proposital para que cada adolescente aprenda a ver o mundo do outro e entender que é possível humanizar as competições por meio do compartilhar”, observa a diretora Adriana Bonemer.
Evandro Grili, sócio advogado e diretor executivo de Brasil Salomão e Matthes conta que a parceria com o instituto promoveu atividades com a participação de advogados, membros da equipe e parceiros nas dinâmicas com as crianças. “A experiência foi muito enriquecedora. Seja para nós como empresa parceira do projeto, seja como voluntários individuais, pois pudemos contribuir com nossas habilidades e experiências pessoais para inspirar jovens que estão em formação. Para nosso escritório foi algo transformador”, comenta.
Empresas com interesse em estabelecer parceria com Instituto Almee e instituições de ensino, públicas e particulares, que quiserem levar as atividades do projeto para dentro do ambiente escolar, podem acessar o Instagram @almee ou entrar em contato com o coordenador Giovani Ramos pelo telefone (16) 98170-1751.
Calendário de atividades
15/09 Abertura | Pessoa Inspiradora: Mariah Bonemer (Jovem Embaixadora)
22/09 Oficina de Autoconhecimento | Pessoas inspiradoras: Rodrigo Forcenette e Beatriz Forcenette
29/09 Oficina de Protagonismo | Pessoas inspiradoras: Fabiana Barbassa Luciano e Henrique Furquim Paiva
06/10 Oficina de Pensamento Crítico | Pessoas inspiradoras: Evandro Grili e Beatriz Paccini
20/10 Oficina de Comunicação | Pessoas inspiradoras: Larissa Borges e Manuela Margatho
27/10 Oficina de Empatia | Pessoas inspiradoras: Juliana Sábio e Luciana Grili
10/11 Oficina de Colaboração| Pessoas inspiradoras: Duílio Bonandin e Erika Mizuno
17/11 Oficina de Empreendedorismo | Pessoas inspiradoras: João Henrique Gonçalves Domingos e Raul Naves
24/11 Oficina de Sustentabilidade | Pessoas inspiradoras: David Borges Isaac e Giovanni Stefano Ramos.
1/12 Oficina de Sobrevivência | Pessoas inspiradoras: Fabio Pallaretti Calcini e Jailson Batista de Souza
8/12 Encerramento
Locais: as atividades aconteceram na matriz do escritório Brasil Salomão e Matthes, Dabi Atlant Park, Instituição Obreiros do Bem, Uber Parque Sul com encerramento no Parque do Gorilão.