Dia do Orgulho LGBTQIA+: escritório Brasil Salomão realiza workshop sobre Diversidade
A diversidade sexual e de gênero foi o tema do workshop realizado por Brasil Salomão e Matthes Advocacia na terça-feira, 28 de junho, data em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+. O evento integrou a agenda do mês da Diversidade e foi realizado em formato híbrido, com público presencial no espaço de eventos da matriz, em Ribeirão Preto, e participação on-line dos colaboradores de todas as unidades do escritório jurídico, no Brasil e em Portugal. A condução do workshop foi partilhada pela advogada Beatriz Paccini, especialista em Direito Empresarial, e pelo advogado Lucas Teixeira Dezem, especialista em Direitos Coletivos, ambos sócios do Brasil Salomão e, respectivamente, ex-vice-presidente e ex-presidente da Comissão de Diversidade da OAB-RP.
Na explanação, Beatriz e Lucas chamaram a atenção dos participantes para a importância de geração de um ambiente inclusivo e acolhedor a pessoas LGBTQIA+, desde a forma de tratamento nominal e pronominal até a promoção de programas que tornem os ambientes de trabalho mais inclusivos e diversos.
“Quando pensamos que seria positivo que as organizações tratassem todos de forma igual, esquecemos que cada pessoa é diferente, com sua própria história e vivências. Assim, seria recomendável, na realidade, buscar meios de garantir o princípio da isonomia, no sentido de tratar os desiguais na medida de suas desigualdades para promover isonomia dentro dos espaços de trabalho e, assim, ter uma equipe mais diversa”, ressaltou Beatriz Paccini. “Perguntar como a pessoa gostaria de ser chamada, por qual pronome gostaria de ser identificada, é um gesto simples, mas com enorme impacto de acolhimento para os profissionais LGBTQIA+”, completou Lucas Dezem.
Os palestrantes destacaram pontos fundamentais para um ambiente profissional diverso, como o cuidado com o uso de termos que podem soar ofensivos, a importância de se conhecer os conceitos de sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero, reconhecimento e uso do nome social, e a atenção com o uso de terminologias corretas como, por exemplo, a expressão orientação sexual (e não opção sexual, que denota escolha), e a palavra homossexualidade (e não homossexualismo, cujo sufixo sugere doença). “Especialmente para nós, operadores do Direito, é fundamental termos domínio sobre a linguagem para que nosso trabalho seja o mais adequado possível”, destacou Lucas Dezem, sublinhando que as empresas têm buscado contratações que gerem equipes mais diversas e isso passa pelos escritórios de advocacia. “Hoje, já lidamos com a realidade de clientes que exigem trabalhar com escritórios mais inclusivos”, acrescentou o advogado.
O significado da sigla LGBTQIA+ também foi explicado: lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, queer, intersexual, assexual ou aliados e o símbolo + indicando a inclusão de outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero. Beatriz Paccini lembrou também alguns progressos no reconhecimento de direitos da comunidade LGBTQIA+, como a aplicação da Lei Maria da Penha a mulheres trans e a LGBTfobia ser equiparada ao crime de racismo. No entanto, a advogada ressaltou a importância da criação de leis que assegurem esses direitos, visto que decisões judiciais são passíveis de alteração de entendimento.
Por outro lado, a criação da Delegacia Eletrônica da Diversidade, no Estado de São Paulo, foi apontada no encontro como um ganho importante e efetivo. “Como ainda temos pouquíssimos dados oficiais sobre crimes contra a população LGBTQIA+, essa delegacia pode ajudar bastante na discussão e implementação de políticas públicas para proteção dessas pessoas”, comentou o advogado Lucas Dezem. Outro ganho destacado no âmbito da prática jurídica foi a inclusão de espaço destinado à inclusão do nome social no e-SAJ (Sistema de Automação da Justiça), por demanda levantada pela OAB de Ribeirão Preto.
O sócio-advogado e diretor executivo do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Evandro Grili – que fez a abertura a encerramento do workshop – reforçou o empenho da empresa em estar alinhada à temática da diversidade, implantando políticas inclusivas e exercitando a empatia. “Este é um tema que envolve a luta das pessoas para estarem em ambientes naturais e saudáveis. E é isso que buscamos no escritório Brasil Salomão”, pontuou.