Debate jurídico em Ribeirão Preto destaca desafios do cooperativismo no Brasil
Debate jurídico em Ribeirão Preto destaca desafios do cooperativismo no Brasil

Debate jurídico em Ribeirão Preto destaca desafios do cooperativismo no Brasil

26/11/24

Na próxima quinta-feira (28/11), às 18h, Ribeirão Preto receberá o evento “Cooperativismo e Pensamento Jurídico”, promovido pela OAB São Paulo – Subseção Ribeirão Preto. A atividade será realizada no Recafé, localizado no Espaço A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33, Centro), com inscrições gratuitas pelo site www.oabrp.org.br. Além de palestras com especialistas na área, o evento marcará o relançamento local do livro “Cooperativismo e o Pensamento Jurídico”, que será distribuído gratuitamente em número limitado de exemplares.

 

A obra reúne artigos de 24 autores e foi lançada nacionalmente em agosto deste ano, durante o XVII Fórum Jurídico de Aspectos Legais do Cooperativismo Paulista, em São Paulo. Entre os coautores, os sócios-advogados do escritório Brasil Salomão e Matthes, Rodrigo Forcenette e Henrique Furquim Paiva, serão palestrantes no evento e estarão disponíveis para autografarem a obra.

 

Para Forcenette, que assina o artigo “Cooperativas e suas implicações tributárias”, o tema tem um significado especial. “O cooperativismo figura como importante movimento social, instrumento de grande relevância para o desenvolvimento nacional”, afirma. Ele explica que sua contribuição no livro aborda a disciplina jurídico-normativa das cooperativas no Brasil e suas implicações tributárias, com destaque para os impactos das interpretações recentes das Cortes Superiores e das alterações promovidas pela Reforma Tributária.

Já Furquim Paiva, autor do artigo “Demissão, Exclusão e Eliminação na Sociedade Cooperativa: Aspectos Relevantes”, reforça a importância do tema para o debate. “O desligamento é visto como um trauma na sociedade cooperativa, pois o modelo institucional foi criado para atrair sócios e fomentar a atividade profissional ou produtiva. Abordei em meu artigo questões polêmicas que encontrei em mais de 30 anos de prática no Direito Cooperativista, propondo formas seguras e legítimas para conduzir esses processos”, explica.

Os advogados destacam que autores do livro, grandes estudiosos do Cooperativismo, estarão presentes, para debater as mais modernas linhas de pensamento sobre o tema. “Realizar mais este lançamento do livro “Cooperativismo e o Pensamento Juridico”, do qual participo como co-autor, neste novo e interessante espaço da Recafé durante o evento Fábrica do Futuro, em minha querida Ribeirão Preto, é realizador. Um orgulho para nós”, destaca o advogado Henrique Furquim Paiva.

Os outros especialistas participam do debate e trarão reflexões sobre os desafios e as perspectivas do Cooperativismo no Brasil. (Vide programação completa no serviço abaixo).

 

Serviço
Evento “Cooperativismo e Pensamento Jurídico”
Data e horário: 28 de novembro (quinta-feira), às 18h
Local: Recafé – Espaço A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Inscrições: Gratuitas pelo site www.oabrp.org.br

 

Palestrantes: Constantino Savatore Morello Júnior – Presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB/SP; Rodrigo Forcenette – sócio-advogado de Brasil Salomão e Matthes e presidente da Comissão de Cooperativismo da 12ª Subseção OAB/SP; Fábio Godoy Teixeira da Silva – Vice-presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB/SP; Aramis Moutinho Junior – diretor superintendente da Ocesp e Sescoop/SP; Patrícia Alves Cabral – gerente jurídica do sistema Ocesp/Sescoop/SP e Fescoop/SP; Henrique Furquim Paiva – sócio-advogado de Brasil Salomão e Matthes; Giovanni Pietro Morello – gestor jurídico na Savatore Morello Advogados; e Marco Aurélio Bellato Kaluf – advogado na Bellato Kaluf Sociedade de Advocacia.

 

Realização: OAB São Paulo – Subseção Ribeirão Preto
Apoio Cultural: OAB/SP – Comissão de Cooperativismo, Sistema Ocesp, Sicoob Cooperac, Instituto Brasil Salomão

Artigos
Relacionados