Impactos da inteligência artificial na advocacia é destaque em evento sobre o futuro do trabalho
Impactos da inteligência artificial na advocacia é destaque em evento sobre o futuro do trabalho

Impactos da inteligência artificial na advocacia é destaque em evento sobre o futuro do trabalho

04/12/24

O advogado Evandro Grili, sócio e diretor executivo de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, participou na última quinta-feira (28/11) do evento “Fábrica do Futuro – IA no mercado de trabalho”, promovido pelo Grupo Thathi em Ribeirão Preto. Realizado no Instituto Seb A Fábrica, o encontro reuniu especialistas para um debate sobre as transformações no mercado de trabalho impulsionadas pela inteligência artificial.

 

Durante sua palestra, Grili destacou como a IA tem moldado o setor jurídico, permitindo avanços em produtividade e eficiência e apresentou ferramentas de IA que Brasil Salomão e Matthes está implementando. “Nosso escritório captura 15 mil publicações por mês e um robô faz a leitura e elimina duplicidades, permitindo que os advogados foquem em atividades mais estratégicas”, mencionou.

Além disso, o advogado comentou que a tecnologia promove uma automação que busca pagamentos de guias e faz, por exemplo, um levantamento nos extratos bancários de depósitos judiciais de processos de clientes. “Nos 30 primeiros dias do uso desta ferramenta foram localizados quase 800 depósitos. Antes, esse trabalho era feito manualmente pela equipe financeira. Hoje passou a ser automatizado, liberando as pessoas para fazerem outras funções”, explicou.

 

Grili também ressaltou os desafios culturais enfrentados por escritórios tradicionais ao adotarem inovações tecnológicas: “As pessoas demoram para mudar o modo pelo qual elas fazem as coisas, mas, quando colocamos a tecnologia para impulsionar o negócio, criamos novas oportunidades”. Ele enfatizou que a automação e a inteligência artificial podem até eliminar postos de trabalho em funções mais repetitivas e burocráticas, mas apontou que elas abrem uma série de outras oportunidades que fazem os negócios crescerem em outras direções. “Na medida em que as empresas crescem, outras pessoas podem vir também”. Segundo ele, o escritório Brasil Salomão promoveu muito mais automação nos últimos três anos do que em períodos anteriores e, ainda assim, a equipe teve um aumento de 25%. “Embora funções burocráticas que, antes eram feitas por pessoas e, agora são desempenhadas por máquinas, nosso negócio cresceu por conta do ganho de produtividade destas iniciativas, gerando oportunidades para novos profissionais virem compor a nossa equipe”, complementou.

 

Entre os avanços recentes da tecnologia desenvolvida no escritório pela área de TI, Evandro Grili afirmou que, em pouco tempo, será possível usar as ferramentas de IA para atendimento aos clientes com agilidade nas buscas de informações sobre o andamento dos processos de seus interesses.

 

Outro destaque da palestra foi a visão do advogado sobre o papel da IA no futuro da profissão. “A inteligência artificial não substitui o advogado, mas auxilia em atividades operacionais, liberando tempo para tarefas mais complexas”, pontua. Grili comparou o impacto da tecnologia na advocacia à transformação observada em setores como o bancário, que passou de operações presenciais a serviços digitais amplamente automatizados. O advogado alertou que o profissional do futuro deve adotar a IA como uma aliada estratégica, aproveitando as oportunidades que ela oferece para expandir negócios e inovar no mercado.

 

O evento “Fábrica do Futuro – IA no mercado de trabalho” contou com a presença de profissionais de diversas áreas além do direito, como engenharia, arquitetura, agronomia e mercado imobiliário, interessados em explorar o impacto da IA em suas carreiras. Um dos destaques da programação foi a palestra de Fernando Barra, autor do livro “Meu emprego sumiu”. Além de Evandro Grili, também participaram Gustavo Carvalho com o tema “Evolução profissional em tempos de IA”; Matheus Magni e João Vieira abordando Young Flow na AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) e o encerramento ficará por conta de Danilo França com reflexões sobre a IA no mercado imobiliário.

 

Com debates e palestras, o encontro reforçou a relevância da inovação tecnológica para o futuro do trabalho e para o fortalecimento da competitividade em diferentes setores.

Artigos
Relacionados