Escritório Brasil Salomão marca presença no LIDE Brasil Conferência Lisboa
Escritório Brasil Salomão marca presença no LIDE Brasil Conferência Lisboa

Escritório Brasil Salomão marca presença no LIDE Brasil Conferência Lisboa

22/11/24

Empresários, autoridades e investidores brasileiros e portugueses reuniram-se no LIDE Brasil Conferência Lisboa, que aconteceu no dia 15 de novembro, no Four Seasons Hotel Ritz, em Lisboa. O evento foi uma realização pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL.

Dividida em cinco painéis, a conferência promoveu o debate em torno dos seguintes temas: inteligência artificial nos governos e na sociedade; benefícios e aplicações do open finance e das moedas digitais; investimentos no Brasil; oportunidades para indústrias e serviços no Brasil e em Portugal; e economia circular. Todas pautas pertinentes às novas relações econômicas entre Brasil e Portugal.

O advogado Marcelo Salomão, chairman do LIDE em Portugal foi anfitrião do evento junto ao LIDE Global. Tributarista e presidente do escritório Brasil Salomão – que tem matriz em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, 10 unidades em território nacional e duas em Portugal (Lisboa e Porto), ele deu boas-vindas ao público presente na abertura do evento. Salomão destacou que poder expressar ao público das duas nações um bom dia na mesma língua é um privilégio. Em sua fala, o chairman indagou se Brasil e Portugal ainda precisam de um início de relacionamento? E respondeu rapidamente que não”, destacando que a história entre os países é antiga. “Isso nos faz pular etapas, nos faz poder falar em todo tipo de assunto que coloque as empresas brasileiras e as portuguesas em conjunto, na busca da melhora do mundo, não só na melhora da nossa relação”, sinalizou.

 

Na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse que Portugal está de braços abertos para receber investimentos. Líder global em inovação e tecnologia, o país europeu é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na comunidade europeia. Moedas comparou Lisboa como “a capital da inovação da Europa” e convidou o público para investir no país e fazer parte da sociedade portuguesa.

Na ocasião, o ministro da Economia, Pedro Reis, destacou a necessidade de se estreitar ainda mais os laços de cooperação entre os dois países. “A internacionalização do empresariado brasileiro é essencial para desenvolver o país nos mais diversos setores e aumentar a competitividade”. O ministro também comentou que a prioridade portuguesa é crescer com base no setor privado. Segundo Reis, “as empresas brasileiras têm papel vital neste processo ao levar investimentos e oportunidades ao país”.

O efervescente debate reuniu outros conferencistas como Michel Temer, ex-presidente do Brasil; Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente (2016-2020), co-presidente do International Resource Panel (ONU); Henrique Meirelles, ministro da Fazenda (2016-2018), presidente do Banco Central (2003-2011) e secretário da Fazenda de São Paulo (2019-2022); Isaac Sidney, presidente da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos); Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal; Estela Aranha, membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da ONU (Organização das Nações Unidas); Roberto Azevedo, embaixador diretor geral da OMC – Organização Mundial do Comércio (2013-2020); Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.AI; João Doria Neto, presidente do LIDE; Vinícius Mota, secretário de redação da Folha de S. Paulo; entre outros.

Presença na Conferência

Artigos
Relacionados