Instituto Brasil Salomão promove visita de advogado a projeto ‘Era uma vez…Brasil’ durante intercâmbio em Portugal
Na última terça-feira (19/11), o advogado Fernando Senise, coordenador das unidades do escritório Brasil Salomão em Portugal (Lisboa e Porto), participou de um encontro especial com estudantes brasileiros, em Lisboa. A atividade integrou a programação do projeto “Era uma Vez… Brasil”, que proporciona uma imersão cultural a estudantes do 8º ano e de professores de escolas públicas de diversas regiões brasileiras.
Em sua fala com os jovens estudantes, Senise abordou temas como as ligações históricas entre Brasil e Portugal, as oportunidades educacionais e profissionais e a importância do respeito às diversidades culturais. “A experiência foi emocionante e motivadora. Foi uma oportunidade de falar com os estudantes sobre como as culturas dos dois países se conectam e como essas diferenças podem ser respeitadas e valorizadas. A energia e o interesse deles fizeram desse momento, único e muito especial”, afirmou. O encontro foi realizado na Fundação O Século, que serve de alojamento ao grupo de brasileiros durante a estadia em Portugal.
O projeto “Era uma Vez… Brasil” levou a Portugal um grupo de 125 alunos e professores de escolas públicas dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Paraná, entre os dias 14 e 25 de novembro. A viagem inclui visitas a pontos históricos como os palácios de Mafra e Queluz, a Biblioteca Nacional e a Torre do Tombo, o que proporciona aos jovens interagirem com diferentes aspectos da cultura portuguesa, aprofundando seus conhecimentos sobre a formação da identidade brasileira.
Promovido pela Origem Produções, o projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio de empresas patrocinadoras, como Hiperideal, Grupo Moura, Jacobina Mineração, Pan American Silver Brasil, Rocha, Zilor Energia e Alimentos, Rodonaves, Lwart Soluções Ambientais e o Instituto Brasil Salomão do escritório Brasil Salomão.
Experiência de transformação
Rodrigo Forcenette, diretor executivo de Brasil Salomão e presidente do Instituto Brasil Salomão, destaca a importância do projeto na formação dos estudantes. “Acreditamos que essa vivência dos estudantes, com todas as atividades realizadas no Brasil e, agora, com a viagem a Portugal, formarão uma experiência única e transformadora, que com certeza refletirá em suas histórias de vida”, afirma.
Para Senise, a participação do escritório como patrocinador reforça o impacto do projeto na vida dos jovens. “Apoiar iniciativas como esta reflete diretamente nas oportunidades futuras desses estudantes, ajudando-os a enxergar além de suas realidades locais e a compreender o mundo de forma mais ampla”, avalia.
O projeto “Era uma Vez… Brasil”, promovido desde 2011, é estruturado em quatro etapas e busca conectar os estudantes à história e cultura que formaram a identidade brasileira. Neste ano, teve início com a produção de histórias em quadrinhos sobre a Independência do Brasil, reunidas em um livro distribuído no Brasil e em Portugal. A obra retrata foi baseada no tema “Mais que o Ipiranga: a independência de outros ‘Brasis’”. Na segunda etapa, realizada em julho, os participantes vivenciaram atividades culturais que abordaram as influências afro-brasileira e indígena, além de oficinas de produção audiovisual que resultaram em curtas-metragens. Essa vivência culminarou na seleção de estudantes para a viagem a Portugal, que representa a terceira etapa do projeto. A última experiência do grupo está prevista para dezembro, quando os estudantes retornarão às suas comunidades para implementar iniciativas culturais e educativas, encerrando um ciclo transformador de aprendizado e conexão com suas origens.
“Todo este processo, ao longo das quatro etapas de realização, tem se mostrado uma poderosa ferramenta de transformação, envolvendo a comunidade escolar e impulsionando a autoestima dos jovens, que descobrem que podem transformar a realidade por meio de suas ações”, comenta coordenador geral do projeto, Guilherme Ramos Parreira.