RECONHECIMENTO / ACONTECIMENTO

Brasil Salomão e Matthes Advocacia é um dos mais admirados escritórios do país

13/12/2017

O Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com matriz em Ribeirão Preto (SP) e filiais em São Paulo (SP), Goiânia (GO), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Três Lagoas-(MS) e Rondonópolis (MT), é um dos expoentes da advocacia brasileira, segundo o 12º anuário Análise Advocacia 500 (edição 2017). Presente no mercado editorial nacional desde 2006, a publicação é um dos mais relevantes levantamentos realizados no mercado jurídico e apresenta os escritórios e os advogados mais admirados do Brasil em 12 especialidades do Direito. 

A Brasil Salomão e Matthes Advocacia foi indicada, mais uma vez, e nesta edição de 2017, ficou em 2º lugar no país nas áreas tributária e construção e engenharia, além de figurar também com o 2º lugar - como escritório mais lembrado do Estado de São Paulo (área abrangente). No critério quantidade de advogados foi indicado como o 19º maior do país. Também foi recomendado como o 58º escritório mais bem pontuado no quesito admiração e o 67º mais bem pontuado na pesquisa - entre os 690 escritórios participantes de 20 estados brasileiros (mais o Distrito Federal). Além disso, dois de seus sócios estão entre os advogados mais admirados pelas empresas participantes da pesquisa - quase 2 mil companhias e instituições que representam a economia brasileira. 

Segundo os responsáveis pelo anuário, o principal critério de corte é a receita líquida ou patrimônio líquido das companhias. A lista contempla todas as empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores e algumas instituições de representação de classe e da sociedade, pela contribuição que dão para o desenvolvimento do país e para a disseminação de boas práticas empresariais. 

Neste ano, a publicação contou com a atuação de 10 pesquisadores que finalizaram 1.022 entrevistas, envolvendo dirigentes dos departamentos jurídicos das empresas pesquisadas e seus braços direitos nas equipes. Quem vota são os heads jurídicos e os responsáveis setoriais destas companhias. 

Para o presidente e sócio, Marcelo Viana Salomão, a continuidade de Brasil Salomão e Matthes Advocacia por anos consecutivos no anuário traz para a equipe diretiva uma confirmação que é um norteador importante: “ter uma equipe pronta a oferecer total disponibilidade e muita qualidade técnica ao cliente é o nosso principal diferencial. Estamos a apenas dois anos de completar meio século de atuação. Em toda nossa trajetória, a excelência no atendimento e uma equipe muito bem preparada, sempre foram os pilares de nossa marca de atuação, centrada nas necessidades e expectativas dos clientes de forma imediata e eficaz”, comenta. 

O presidente também destaca que a pesquisa valida a qualificação dos serviços prestados, bem como a tradição do escritório na área tributária e agora em novas áreas de atuação. “Estamos muito felizes com o reiterado sucesso de nossa área tributária, bem como com o reconhecimento do mercado de que nossas outras áreas de atuação, tais como, cível, comercial, societária, trabalhista, ambiental e administrativo, atendem com o mesmo padrão de excelência que caracteriza nosso escritório”. 

Outro item relevante do estudo aponta os sócios-advogados, Evandro Grili e Fábio Palaretti Calcini, entre os advogados mais admirados do Brasil ao lado de profissionais renomados. 

 

  O sócio e diretor-executivo do escritório, o advogado Evandro Grili, foi indicado na pesquisa e figurou no grupo dos 3ºs colocados no setor de Construção e Engenharia. Para ele, “é uma alegria e uma honra ter sido lembrado nominalmente, mais uma vez, entre os advogados brasileiros de destaque da Revista Análise 500, desta vez no setor de Engenharia e Construção. Fruto de muito trabalho que, certamente, devo e reparto com todos os sócios de Brasil Salomão e Matthes Advocacia", expressa.

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, Calcini aparece no grupo dos 3ºs colocados entre os tributaristas mais admirados e também entre os profissionais que atuam nos setores de alimentos, 

bebidas e fumo. “Fico muito honrado e feliz por estar pelo terceiro ano consecutivo na 3ª posição entre os advogados mais admirados do país, pois a indicação decorre do voto das maiores empresas, entidades, associações e profissionais do Direito no Brasil. 

 

 

A pesquisa para a 12ª edição do anuário Análise Advocacia 500 reuniu 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal, que atuam em 83 diferentes setores da economia. Segundo a publicação, empresas dos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não responderam ao levantamento. 

Nesta edição, o anuário bate recordes dos anos anteriores. Desde o número de páginas, que em 2017 passa de 400, até a quantidade de entrevistas realizadas. O número de empresários ouvidos também aumentou: 1022 executivos responsáveis pelos departamentos jurídicos das 1,8 mil maiores empresas. O número de indicações também superou as anteriores: 1.668 escritórios e 4.345 advogados receberam, ao menos, um voto. 

As listas dos advogados e dos escritórios mais admirados são apresentadas em três recortes: por especialidades do Direito, pelos setores econômicos em que as empresas dos eleitores e pelo estado onde se localiza a sede do escritório.