INFORMATIVO / NOTICIA

Escritório promove campanha de conscientização contra o câncer de mama

11/10/2018

É a sexta vez consecutiva que o Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia desenvolve iniciativas em prol da luta contra a doença – mais comum entre as mulheres

Neste  mês de outubro, o Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia iniciou uma campanha apoiada na causa “Outubro Rosa” na luta contra o câncer de mama. A banca de advocacia utilizou o seu site e as suas páginas nas redes sociais para divulgar sua adesão e fará publicações durante o mês, com informações importantes sobre o tema e mobilização junto à sociedade. Outra ação para ajudar na conscientização tem efeito visual: é que o Escritório instalou na frente do prédio da sua matriz, em Ribeirão Preto (SP), holofotes com luzes na cor rosa. A campanha continua até o final do mês.

O objetivo é alertar para o perigo da doença e ainda prestar orientações e incentivar as formas de prevenção. De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

A mensagem do escritório visa engajar mulheres, familiares, pessoas ligadas e amigos do público feminino para combater este tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

”É a sexta vez consecutiva que aderimos a esta causa e acreditamos que o caminho mais seguro para vencermos a doença é a mobilização da sociedade para a conscientização e a necessidade de prevenção ”, explica Evandro Grili, sócio-advogado e um dos diretores executivos do escritório. 

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês foi escolhido como período oficial de prevenção do câncer de mama no país norte americano, se espalhando posteriormente por todo o mundo. Desde então, campanhas são realizadas por diversas organizações para lembrar e conscientizar o público sobre a doença.

O Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia já apoia diversas causas e projetos por meio do seu Núcleo de Responsabilidade Social. As campanhas para conscientizar os colaboradores sobre o câncer de mama tiveram início em 2013.  Para o diretor executivo, permanecer nesta luta contra o câncer de mama vai ao encontro das buscas do núcleo voltadas à conscientização do público interno e da comunidade. “O papel do nosso Núcleo de Responsabilidade Social é as pessoas em ações solidárias e também fomentar a conscientização sobre temas que envolvem - desde os nossos colaboradores até a sociedade como um todo”, explica.

A sócia-advogada Juliane Sciarreta Fantinatti avalia que a participação do escritório nesta luta contra o câncer de mama é uma importante causa, que precisa ser abraçada por mulheres e homens cada vez mais. “A campanha outubro rosa é uma importante forma de alertar a todos o quanto é necessário olharmos com atenção e cuidado para a saúde da mulher. Só mesmo a conscientização sobre a importância da prevenção pode impedir que o câncer de mama tire a vida de mulheres do nosso convívio”. Ela lembra também que a doença pode ser curada com mais facilidade se descoberta em fase inicial. “É imprescindível que todos se envolvam nesta campanha, a prevenção é a melhor arma! O envolvimento de empresas, entidades, grupos representativos de mulheres e também dos homens, que podem cuidar de suas mães, esposas, irmãs e filhas, é o caminho para informações e esclarecimentos capazes de prevenir e combater o câncer de mama! Quanto antes descoberto, maiores as chances de cura”, comenta.