INFORMATIVO / NOTICIA

Brasil Salomão participa de encontro sobre direitos de recusa à hemoterapia

27/09/2018

Diretores de hospitais, religiosos, anestesistas e cirurgiões médicos participam do debate que acontece na próxima quinta-feira (27/09), às 20 horas, no Restaurante Coco Bambu, em Ribeirão Preto (SP). O advogado Brasil Salomão mediará as discussões e abordará alguns aspectos legais sobre o tema

O sócio-fundador do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Brasil do Pinhal Pereira Salomão, será o mediador do I Encontro Aspectos Éticos e Legais do Direito de Recusa à Hemoterapia. O evento acontece na próxima quinta-feira (27), às 20 h, no Restaurante Coco Bambu, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto (SP).

O encontro visa discutir a exigência que alguns hospitais fazem aos pacientes no momento da internação, autorizando a transfusão de sangue, se necessário. “Há casos, inclusive, que os hospitais recusam a internação se o paciente ou responsável não autorizar a transfusão”, explica Brasil do Pinhal Pereira Salomão. Segundo oadvogado o assunto envolve religiosos Testemunhas de Jeová que, diante da interpretação da Bíblia, não admitem a transfusão de sangue, mas indicam outros recursos na medicina atual que supre o transplante do sangue.

A abertura e mediação será feita pelo advogado Brasil Salomão. Na sequência, o cirurgião cardiovascular, Francisco Moreira Neto, abordará o tema “Estratégias de preservação de sangue em cirurgia cardíaca”. O tema “Aspectos Bioéticos” será a tônica da fala do  médico, Marco Aurélio Guimarães, docente de Bioética e Medicina Legal da FMRP-USP e membro da Câmara Técnica de Bioética do CREMESP. O advogado da área civil e mestre pela Universidade de São Paulo, George Wilton Toledo, apresentará o tema “Garantias legais ao médico para preservação dos direitos do paciente” e o assunto “Recusa Terapêutica” será discutido pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Jaboticabal, Carlos Eduardo Montes Netto.

Participam do debate, diretores de hospitais, religiosos, anestesistas, cirurgiões médicos e autoridade em geral de Ribeirão Preto e região.

SERVIÇO
I Encontro Aspectos Éticos e Legais do Direito de Recusa à Hemoterapia

Data: 27 de setembro (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Restaurante Coco Bambu Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900 - Vila do Golfe, Ribeirão Preto (SP)

Sobre Brasil Salomão

É sócio-fundador do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Está no Conselho Deliberativo da banca e tem atuação nas áreas tributária e cooperativismo. É pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É também presidente de Honra da Delegacia da Associação Internacional de Direito Cooperativo.