AGENDA / EVENTO

Tributarista lança livro sobre direitos coletivos

28/09/2018

David Borges Isaac, sócio do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, lança seu primeiro livro no dia 28 de setembro, às 19 horas, na Livraria Travessa, em Ribeirão Preto (SP). Obra retrata as dificuldades em diferenciar a ação coletiva da individual


O sócio-advogado do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, David Borges Isaac, lança seu primeiro livro no dia 28 de setembro, na Livraria Travessa, às 19h, no Ribeirão Shopping (Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540), em Ribeirão Preto (SP). A obra “Coisa Julgada em direitos coletivos: Ações para tutela de direitos essencialmente coletivos – identificação, consequências e efeitos da coisa julgada”, da editora jurídica Lumen Jurisé resultado de dois anos de pesquisas e produção, fruto de sua tese de mestrado.

David Borges Isaac destaca que a ideia do livro é explicar ao leitor as diferenças da ação coletiva da individual, identificando a ação coletiva e suas consequências. “Elas ainda são carecedoras de grande reflexão entre os estudiosos do Direito”, explica o autor.

Segundo o advogado, as ações coletivas e as individuais são diferenciadas sem muito critério. “Se ajuizada por uma associação em favor dos seus associados, será coletiva. Se ajuizada por um particular, com objetivo de discutir a poluição sonora causada por uma igreja, apesar de atingir toda vizinhança, é considerada, com o que não concordo, individual”. São questões como desta natureza que a obra aborda e procura esclarecer em suas 220 páginas.

O autor é sócio-advogado do Escritório Brasil Salomão e Matthes, especialista em Direito Tributário, formado pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). É assessor parlamentar do vereador Renato Zucoloto, docente da Unaerp e da Faculdade São Luis no curso de Direito.

Em São Paulo

Além do lançamento em Ribeirão Preto, o livro será lançado também em São Paulo, no dia 29 de outubro, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila, que fica na Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista.